segunda-feira, 29 de agosto de 2011

REVOLTA ÁRABE - Rebeldes apertam o cerco à cidade natal de Kadhafi na Líbia

Combatentes tentam minar últimos redutos do regime em Sirte.
Conselho de Transição pediu à Otan que mantenha ação militar no país.



Forças dos rebeldes da Líbia convergiam nesta segunda-feira (29) para Sirte, cidade natal do ditador Muammar Kadhafi, na tentativa de capturar os últimos redutos do regime e consolidar a vitória da revolução.
O paradeiro de Kadhafi ainda é desconhecido desde que seus inimigos invadiram a capital, Trípoli, há uma semana, levando ao colapso regime de 42 anos. Apesar da aparente derrota, Kadhafi insiste em conclamar seus aliados à resistência.
O Conselho Nacional de Transição (CNT) pediu à Otan que mantenha a campanha militar aérea iniciada há cinco meses, que foi crucial para impulsionar os rebeldes líbios à vitória contra Gaddafi.
"Peço a continuada proteção da Otan e de seus aliados contra esse tirano", afirmou Mustafa Abdel Jalil, presidente do CNT, no Catar, numa reunião com ministros de Defesa de países que apoiaram a revolta. "Ele ainda é uma ameaça, não só para os líbios como para o mundo todo."
Um comandante da Otan prometeu manter a missão da aliança pelo menos até 27 de agosto, quando expira o mandato da ONU para ação militar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário