sábado, 14 de maio de 2011
GOVERNO QUER FIM DE SACOLAS PLÁSTICAS EM SUPERMERCADO
Governador Geraldo Alckmin assinou acordo com supermercados para extinguir as sacolas plásticas
distribuição de sacolas derivadas de petróleo – as famosas sacolinhas plásticas de supermercados – está com os dias contados... Um acordo assinado dia 9 de maio, entre o governador Geraldo Alckmin, o presidente da Associação Paulista de Supermercados (APAS), João Galassi, e o secretário do Meio Ambiente, Bruno Covas, prevê que até o final do ano os supermercados deixarão de entregar as sacolas derivadas de petróleo ao consumidor.
O objetivo é estimular a utilização de sacolas permanentes – como a tradicional ‘sacola de feira’, reduzindo, assim, o descarte de plástico no meio ambiente. A assinatura do acordo foi no 27º Congresso de Gestão e Feira Internacional de Negócios em Supermercados, realizado na Capital.
Incentivo
Pelo acordo, os supermercados promoverão campanha nos próximos meses para estimular a mudança de hábito do consumidor, conscientizando-o para a necessidade de utilizar outros meios para o transporte das compras antes de cessar a distribuição de sacolas.
A meta da iniciativa, apoiada pelo setor, é atender uma demanda da sociedade, que está cada vez mais atenta às questões ambientais. À Secretaria do Meio Ambiente caberá esclarecer, por meio de sua rede de educação ambiental, o prejuízo causado pelo uso das sacolas descartáveis derivados de petróleo.
Se optar pela sacola descartável, o consumidor terá de arcar com o custo da embalagem ecologicamente correta comercializada como alternativa às sacolas de plástico. Feita a partir de amido de milho, a embalagem se desfaz em até 180 dias em usina de compostagem e em dois anos em aterro. Ela estará disponível nos supermercados com valor estimado em R$ 0,19.
O objetivo é estimular o uso de sacolas retornáveis (como as de feira), ecobags (reutilizável e feita em material renovável), carrinho de feira, caixa de madeira ou mochila. Alternativas cujo custo é zero.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário